Meio Ambiente e Construção

Notícia de 17/7/2015

 

Um condomínio de escritórios da zona sul de São Paulo inaugurou em junho uma estação de compartilhamento de bicicletas, que está à disposição dos colaboradores das empresas que ocupam os prédios e podem utilizar as bikes por até duas horas ininterruptas, gratuitamente.

Segundo informou Carolina Rivas, do site Bike é Legal, o projeto pioneiro em prédios corporativos conta com quatro bicicletas elétricas e seis urbanas, totalizando dez unidades. A estação fica situada no subsolo do condomínio Rochaverá, que reúne cerca de nove mil pessoas diariamente, e já é reconhecido mundialmente como empreendimento imobiliário sustentável (conquistou a certificação Leed de construções ambientalmente corretas).

Os objetivos da iniciativa em disponibilizar as bicicletas são diminuir a circulação de veículos na região e aumentar a rapidez e eficiência dos deslocamentos durante o período de trabalho.

 

Opção de transporte 

Com 185 pessoas cadastradas e 51 viagens realizadas depois um mês da inauguração, já é possível considerar que oferecer as bicicletas como opção de transporte está facilitando o dia a dia das pessoas que trabalham no condomínio.

A colaboradora de um dos escritórios locatários, Alessandra do Nascimento, que já tinha o costume de ir a academia na região durante seu horário de almoço, agora utiliza as bicicletas para realizar o trajeto de ida e volta e, segundo ela, além de já chegar a academia com o corpo aquecido devido as pedaladas, tem economizado metade do tempo que levava para fazer este mesmo trajeto a pé, “consigo ficar mais tempo malhando”, diz ela.

 

Tempo e economia
“Acreditamos que este projeto representa um divisor de águas na mobilidade por bicicleta, pois marca o envolvimento da administração de um edifício comercial pelo uso deste tipo de modal pelos colaboradores”, afirma Pedro Monteiro, sócio da Compartibike, empresa que opera o sistema.

O condomínio corporativo também possui um bicicletário e vestiários unissex. O local funciona 24 horas, possui 160 vagas e, atualmente, há 447 pessoas cadastradas para utilização. Os vestiários estão equipados para oferecerem aos ciclistas praticidade e conforto como armários com trancas e chuveiros.

 

O conteúdo do EcoDesenvolvimento.org está sob Licença Creative Commons. Para o uso dessas informações é preciso citar a fonte e o link ativo do Portal EcoD. http://www.ecodesenvolvimento.org/posts/2015/julho/condominio-empresarial-disponibiliza-sistema-de#ixzz41wb3jiQ9 Condições de uso do conteúdo Under Creative Commons License: Attribution Non-Commercial No Derivatives otem da estação com as instruções para empréstimos das bicicletas e bicicletário ao fundo
Totem da estação com as instruções para empréstimos das bicicletas e bicicletário ao fundo

 

O colaborador de uma das empresas do condomínio, Otávio Araújo, já utilizava o bicicletário diariamente para estacionar sua bike que usa no trajeto de casa para o trabalho. Antes das bicicletas compartilhadas, ele almoçava todos os em dias em algum dos restaurantes da região, agora ele utiliza a bicicleta elétrica para ir almoçar em casa, “ganhei mais tempo de almoço e ainda economizo meu vale-refeição”, diz Otávio.

Ações como esta, que oferecem infraestrutura para os ciclistas utilizarem ou guardarem suas bicicletas, estimulam cada vez mais pessoas a usarem a bicicleta como meio de transporte ao trabalho. Nesse sentido, mais investimentos do poder público em ciclovias, segurança pública e campanhas educativas também são fundamentais.

 

Fonte: EcoDesenvolvimento