Ar condicionado sem eletricidade – Solução ambiental inteligente e barata

Notícia de 5/7/2016

 

O que para nós é comum, como eletricidade, internet, água corrente e limpa, comida, para outros é luxo. E em alguns lugares, estas privações tornam-se um problema ainda maior por causa das altas temperaturas.

É o caso das cerca de 28 mil pessoas que vivem em Daulatdia em Bangladesh, empilhadas em casebres sem água corrente, com temperaturas que passam de 45ºC. E com boa vontade, criatividade e custo quase zero, criaram o primeiro ar-condicionado sem eletricidade.

A invenção é feita com um pedaço de papelão duro e uma série de garradas plásticas recicladas. São feitos furos no papelão, que são preenchidos com os fundos e os pescoços das garrafas cortadas. Depois de finalizado, o painel é colocado na frente da porta ou janela.

O efeito refrigerador é imediato e pode refrescar um espaço interno em mais de doze graus celsius negativos. Isso acontece pois o ar quente entra as garrafas pelo lado de fora e depois manda um ar mais frio pra fora pela passagem do fino pescoço.

E, claro, além de trazer este alívio aos moradores da aldeia, também incentiva a reciclagem através da coleta de materiais.

Confira o vídeo que mostra como funciona:
 

 
Fonte: Solam Soluções Ambientais 

Ainda nenhum comentário.

Deixe um comentário