Banco de dados bioclimáticos de cidades brasileiras – projetos sustentáveis

Notícia de 6/11/2015

 

O Projetee - Projetando Edifícios Energeticamente Eficientes, ferramenta do Ministério do Meio Ambiente (MMA) que orienta aos profissionais da construção civil sobre a execução de edifícios sustentáveis, principalmente residenciais, tem recebido cerca de 20 mil consultas por mês através da internet.

O sistema on-line integra o Projeto 3E - Eficiência Energética em Edificações - da Secretaria de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental (SMCQ) do MMA e tem por objetivo estimular e facilitar a concepção e execução de projetos com foco em sustentabilidade.

A ferramenta reúne informações bioclimáticas de aproximadamente 400 cidades brasileiras, incluindo dados específicos como chuvas, ventos e umidade da cidade em que se planeja a obra, e dados sobre materiais e desenhos próprios para uma projeção sustentável.

O objetivo do sistema é mostrar como aproveitar melhor os materiais, considerando aspectos como sua capacidade térmica, o que pode reduzir o consumo de energia nas edificações com menos uso de ar-condicionado, por exemplo.

De acordo com a coordenadora do 3E, o Projeteee "é uma ferramenta que não tem similar no mundo e tem sido utilizada por muitos profissionais, especialmente professores e alunos de arquitetura".

Ao entrar no site do Projetee, os usuários informam a cidade de interesse e optam pelo acesso a dados climáticos, estratégias bioclimáticas, componentes construtivos e equipamentos. Clique aqui para acessar o sistema.

 

Fonte: Revista Téchne

Ainda nenhum comentário.

Deixe um comentário