Biomimética

A Biomimética é uma das manifestações da Permacultura. É um de seus braços, pode-se dizer. É uma palavra de origem grega, cuja etimologia é esta: Bios quer dizer vida e Mimesis, imitação.

Biomimética é a imitação da vida, sendo uma área da ciência que estuda a natureza, em todas suas manifestações, visando inspirar-se nas suas formas, buscando beleza estética, resistência, durabilidade e funcionalidade. Este campo do conhecimento é aplicado ao desenho industrial e a arquitetura, com possibilidades de resultados surpreendentes na concepção de objetos e construções.

Trem bala e carro - Biomimética

Trem bala c/ nariz inspirado no bico de um pássaro e carro da Mercedes-Benz inspirado num peixe. Garantia de leveza e aerodinâmica.

 

A Biomimética trabalha com diversas áreas do conhecimento, como engenharia de materiais, robótica, mecânica de fluidos, química e arquitetura. É um estudo complexo que precisa de tempo e dedicação dos profissionais envolvidos, para se chegar nos objetivos almejados, principalmente no campo do desenho industrial.

Experiências Químicas - Biomimética

 

Na arquitetura, algumas obras foram inspiradas na natureza.

Esta, por sua vez, é o nosso maior e melhor campo de observação, onde temos a garantia de encontrar elementos duráveis, resistentes e confiáveis, e neles se inspirar p/ contribuir c/ o desenvolvimento tecnológico da humanidade. A Biomimética é um dos canais para os humanos se reconectarem a natureza.

Consultem o Informativo 18 do site p/ conhecer algumas aplicações da Biomimética.