Faróis que aumentam em até 20 vezes a produção de energia solar

Notícia de 6/8/2014

 

Quando, no século XIX, cientistas descobriram as lentes de Fresnel, foi possível focar um feixe de luz por muitos quilômetros de distância. Essa ferramenta foi – e ainda é – usada para guiar rotas de navios e até mesmo de aviões. Hoje, pesquisadores da NASA pretendem usar as mesmas lentes para melhorar a captação da luz solar e gerar mais energia renovávelseja no espaço ou no planeta Terra.

Recentemente foi lançado o SolarVolt, construído com dez mil das tais lentes Fresnel, que promete concentrar os raios solares até 20 vezes mais que a tecnologia utilizada hoje. O segredo é concentrar a mesma energia em uma área muito menor e produzir a mesma quantidade de energia anterior.

O avanço significa mais um passo cumprido rumo à energia limpa. Em poucos anos, será necessário espaço muito menor para produzir a mesma quantidade de energia em uma fazenda solar – o que eleva a participação da energia solar na matriz energética mundial.

O SolarVolt, porém, não é a nossa única esperança! Existe uma competição acirrada em busca de melhor aproveitamento das energias renováveis, tornando-as mais acessíveis. Motivos e incentivos não faltam!

 

Fonte: The Greenest Post

Ainda nenhum comentário.

Deixe um comentário