Notícia de 30/9/2015
O artista Ubiratan Fernandes inicia hoje, dia 30 de setembro, uma exposição de arte sustentável que ressalta o valor da reciclagem, chamada projeto Tampart. O projeto trata-se de uma escultura em forma de onda feita com 125 mil tampinhas de diferentes tipos de garrafas. O material foi coletado por crianças de escolas participantes e alguns voluntários. O artista também recebeu tampinhas de diversos países como México, Espanha, Itália, Uruguai, Canadá, Argentina, Inglaterra e Estados Unidos, através da divulgação do trabalho nas redes sociais.
“O objetivo era fazer as crianças entenderem que estavam trabalhando com uma matéria-prima de valor, não com lixo.” explicou Fernandes. A instalação, que demorou três meses para ficar pronta, estará exposta até 10 dezembro na Usina do Gasômetro, em Porto Alegre.
Foi em uma visita ao Uruguai que o artista começou a fazer arte com materiais reciclados, depois de ir à praia e ver a quantidade de lixo deixado à beira mar. Isto justifica também, que grande parte de suas obras são inspiradas no mar. A arte foi maneira que Ubiratan encontrou para alertar as pessoas sobre a conscientização em relação ao perigo que o lixo representa para o ecossistema.
Mas o projeto não se encerra com a inauguração da instalação, a partir de outubro, serão ministradas oficinas para crianças de escolas municipais e particulares, uma forma criativa de ensinar as crianças que esses materiais são para serem reutilizáveis, podendo ser retirados de lugares indevidos, como da natureza, e transformados em arte. Serão distribuídas chapas de metal e tampinhas de diversas cores, para as crianças montarem seus próprios desenhos.
Veja mais detalhes do projeto Tampart no vídeo abaixo:
Fonte: Sustentarqui