Feng Shui

energias-da-terraÉ uma arte de harmonização energética chinesa que busca organizar os nossos espaços dentro de uma visão interativa. Esta arte busca integrar o ser humano aos reinos mineral, vegetal e ao céu, sendo um conhecimento milenar surgido há aproximadamente 4 mil anos passados. O Feng Shui recomenda para não se construírem templos e outras edificações em lugares que já foram ocupados por hospitais, funerárias, cemitérios, matadouros, delegacias de polícia e presídios, pois esses lugares concentram a energia Sha, energia maléfica geradora de sofrimento e dor (conhecida como memória de parede).

O Feng Shui entende que o planeta Terra possui 5 tipos de energia, ou elementos naturais: água, fogo, terra, metal e madeira. Cada um desses elementos possui características de dominância em relação a outro: a água apaga o fogo, o fogo funde o metal, a madeira consome a terra e assim por diante, até se fazer o ciclo completo desse raciocínio. Quando então, reunimos em um ambiente construído todos esses elementos, através de materiais construtivos, mobiliários e objetos decorativos, consegue-se o equilíbrio energético nesse lugar.

O uso de pedras e cristais, no Feng Shui, também é recomendado em alguns cômodos da casa, principalmente os que necessitam de mais energia positiva (função de cura - há cristais que atraem bons fluidos e outros que repelem maus fluidos, ou mal olhados, funcionando como espelhos). Há estudos mais específicos dos cristais, referindo-se às suas funções de limpeza do ambiente, saúde dos ocupantes da edificação e limpeza emocional destes. E dependendo da necessidade, alguns cristais podem ser colocados diretamente em contato com o corpo humano, durante certo tempo e com as devidas instruções de profissionais de saúde entendedores do assunto.

 

agata-azul

Ágata azul

facilita a comunicação, amplificando a alegria e a espontaneidade de nossa criança interior

ametista

Ametista

Afasta a mente de padrões egocêntricos de pensamento. Alivia tensões mentais. Considerada a pedra da sabedoria e da humildade.

esmeralda

Esmeralda

Conhecida como pedra do amor bem sucedido. Promove clareza mental, fortalece a memória, transmite força p/ vencer os desafios da vida. Desenvolve as faculdades psíquicas, de modo geral, compreendendo os assuntos do inconsciente. Tem efeito calmante das emoções.

bagua1No Feng Shui também existe o Baguá, uma figura geométrica octogonal (polígono regular), cujo significado na língua chinesa é oito lados. O octógono é a figura de transição entre o círculo (símbolo do céu) e o quadrado (símbolo da Terra) e nos diz que tudo está em contínua mutação. Ensina-nos a viver o presente, conscientes da transitoriedade de todas as coisas, usufruindo o melhor de todas elas.

O Baguá é uma ferramenta utilizada como proteção da edificação, seja esta casa, estabelecimento de comércio ou de serviços. O Baguá deve ser colocado acima da porta da entrada principal da moradia (edificação), e também acima do portão que dá acesso a casa (entrada de pessoas), com o objetivo de repelir energias nocivas como inveja e mau olhado, deixando os moradores, ou usuários do local, livres de sentimentos negativos de terceiros.

O Baguá também é utilizado como guia arquitetônico e energético,
quando é sobreposto à planta (desenho) da edificação, visando liberar o fluxo
da energia positiva na casa, baseando-se também nos pontos cardeais. Há
também um direcionamento de cada um dos lados do octógno (com suas
respectivas áreas da vida), proposto pelo Baguá, p/ determinados cômodos da
edificação. Procurem saber mais detalhes deste 2° uso do Baguá,
principalmente estudantes e profissionais da construção civil.

bagua
 
Baguá - em cima do portão e entrada principal da construção. Pequeno espelho em seu centro - repele energias nocivas vindas de fora.