Notícia de 17/3/2019
Você está com um problema com as formigas cortando suas plantas?
Antes de correr para a loja de venenos e comprar algo que prometa exterminá-las sem comprometer a sua saúde compare os fatos.
Existem aproximadamente nove mil espécies de formigas na Terra e elas são os animais com a melhor organização social do planeta. Formigas são os principais cultivadores de solo do planeta! Além disso, transportam matéria orgânica, para seus ninhos concentrando carbono, nitrogênio e fósforo, nutrientes que recuperam a vida em solos degradados. Ainda há muito por descobrir sobre as formigas, mas uma coisa está absolutamente comprovada: elas são essenciais para a saúde integral do ambiente.
Em 1991 o prêmio Pulitzer de jornalismo foi entrega para os autores Bert Holldobler e Edward Wilson pelo livro “The Ants” (As Formigas). Uma obra monumental de 640 páginas que desvenda muitos segredos sobre estes animais verdadeiramente miraculosos. A leitura desta obra deixará qualquer um admirado com o trabalho e a contribuição destas pequenas criaturas para a vida no planeta, inclusive a vida humana. As formas mais complexas de comunicação química e organização social destes animais são um contraste em relação a humanidade.
O peso de formigas no planeta é estimado em 6 vezes o peso de humanos. Matar formigas com veneno não é solução plausível para ninguém. Se você envenena o solo na tentativa fútil de se livrar delas, envenena também a comida que plantou e conseqüentemente a sua família, e as probabilidades de a sua extinção acontecer antes das formigas são muito maiores.
Lidando com as formigas
Minha experiência no jardim me mostrou que formigas se afastam quando o solo é bom, arejado e rico. Formigas existem para melhorar o solo, e quando o trabalho está terminado passam para outras áreas. De fato, são suas melhores amigas na jornada de recuperação daquilo que foi destruído por outras pessoas. A Permacultura oferece algumas técnicas interessantes que podem lhe ajudar neste processo prático de convivência com as formigas, onde você pode acelerar a recuperação do solo, e é sempre bom lembrar que tudo é variável quando se trata do ambiente, e o que funciona para alguns espaços pode não funcionar para outros. Teste você mesmo a combinação de soluções que funciona melhor para a sua situação.
- Plante espécies de adubação verde. São plantios produzidos especificamente para o sacrifício. São cortados para serem incorporados no solo, por você e pelas formigas. Corte-as antes que alcancem seu crescimento máximo. Assim, a decomposição é rápida e a fertilidade do solo aumenta. Escolha variedades não lenhosas ou anuais de crescimento vigoroso como o Feijão de Porco, a Crotalária e a Mucuna;
- Um truque rápido para reduzir o ataque em plantas novas é espalhar serragem ensopada com urina na volta do pé. Na Amazônia esta técnica tem dado ótimos resultados.
- Eu já usei a pimenta com bons resultados também. Para confundi-las, ache o buraco de entrada do ninho e encha com pimenta e urina. Isto fará com que elas tenham que trabalhar na construção de uma outra entrada, e quando feito na época certa antes das primeiras chuvas lhe permite tempo suficiente para melhorar o solo;
- O óleo essencial de cítricos é um poderoso inseticida natural, assim como o mofo que se forma na casca da laranja. Raspe-o e coloque na entrada do ninho. Elas levam esse mofo para dentro e, com o tempo, ele destrói a comida delas, fazendo com que mudem para outro ambiente;
- Experimente colocar gergelim preto no caminho das formigas. Para algumas, ele funciona como um bom repelente. No Cerrado isto funcionou bem para nós e o pessoal da agricultura orgânica do sul também jura que funciona;
- Plante árvores nativas. Elas são mais resistentes que as plantas exóticas e as formigas são atraídas por plantas estressadas. Árvores como a Candiúva podem ser usadas até como adubação verde, sendo podadas frequentemente.
Uma vez que você tenha aceitado que as formigas estão no seu jardim porque trabalham para melhorar o que foi degradado elas passa a ser suas amigas e isto muda a perspectiva que você tem sobre seu jardim. Junte suas amigas para a restauração da Terra. Não há nada mais importante a fazer.
Fonte: Blog Saracura