Meio Ambiente e Construção

Notícia de 16/6/2016

 

O Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE) da prefeitura de Uberlândia/MG desenvolveu uma fossa séptica sustentável que reaproveita pneus de caminhão. A iniciativa reaproveita um material que iria para o lixo (e que seria um problemão) e ao mesmo tempo contribui para melhorar o saneamento básico da cidade. Várias fossas foram construídas na cidade mineira. E como esses problemas não são únicos de Uberlândia a prefeitura disponibiliza um manual que ensina passo a passo como replicar esse invento em outros lugares.

O custo base e muito baixo, pois os pneus podem ser obtidos gratuitamente, restando apenas a despesa dos canos e conexões, bem como do ferramental, caso o construtor ainda não os possua. A fossa séptica desenvolvida pelo DMAE também está sendo empregada por produtores rurais e moradores de de chácaras e sítios afastados da cidade e que não são atendidos pela rede coletora de esgoto.

Os dois módulos da fossa empregam oito pneus que são ligados diretamente ao vaso sanitário. No primeiro as bactérias decompõem os dejetos e a matéria orgânica fica acumulada no fundo do módulo. No segundo módulo o líquido restante continua sob efeito das bactérias que eliminam cerca de 95% da matéria orgânica contaminante a água.

Neste link você tem acesso ao PDF com o manual das imagens abaixo, caso não consiga visualizá-las em nossa página:  Fossa séptica sustentável

 

Fossa séptica sustentável

 

Fossa séptica - imagem 2

 

Imagem 3 - fossa séptica

 

Fonte: Recicloteca