Meio Ambiente e Construção

Notícia de 4/3/2013

 

Hora de reformar a casa ou apartamento. Já pensou nos materiais que irá utilizar? Saiba que o mercado de construções oferece um material moderno, que tem inúmeras facilidades e, o melhor, é amigo do meio ambiente. A madeira plástica é um material sintético resultante de uma série de materiais que foram reaproveitados.

A madeira plástica, também conhecida como madeira sintética, tem como sua base de composição o plástico e fibras vegetais como sabugo de milho e serragem. Mas nada de ser ultra sensível. Muito pelo contrário. A madeira plástica é muito resistente. Tanto que ela pode ser usada para fazer pisos, compor paredes, fazer móveis e até mesmo na montagem de estruturas.

Apesar de ser ainda pouco conhecida, o uso da madeira plástica nas construções vem aumentando gradativamente. Aliado a isso, estudos também já estão sendo feitos sobre este material com o intuito de torná-lo cada vez mais popular e tecnológico. O meio ambiente agradece, já que nenhuma árvore está sendo arrancada.

Outra vantagem da madeira plástica é que, esteticamente, ela é idêntica a madeira maciça, e ainda é resistente a cupins. Além disso, o material não acumula água e pode ser pintada sem qualquer restrição.

A madeira plástica pode ser encontrada em lojas de materiais de construção, principalmente nas que revendem Madeplast. A desvantagem é que valor deste material ainda não é viável para todos os orçamentos. Para se ter ideia, o metro quadrado de madeira plástica pode chegar a R$150 dependendo da região do país.

 
Vantagens da madeira plástica:

  • É um produto 100% reciclado e reciclável, com aparência de madeira natural;
  • Pode ser usada em várias estruturas como decks, fachadas, brises, pisos, bancos, assoalhos para carrocerias, quebra-mares, marinas, revestimentos, casas, estruturas etc;
  • A madeira plástica não empena, não racha, não solta farpas e não absorve umidade;
  • O material absorve menos calor e ainda é resistente à corrosão e imune a pragas, cupins, roedores e insetos;
  • Fácil de limpar sendo necessários apenas água e sabão;
  • Não agride o meio ambiente;
  • Pode ser mantida em contato permanente com o solo;
  • A madeira plástica é livre de manutenção e pinturas, pois o material já pode ser comprado na cor desejada;
  • A madeira plástica pode ser aplainada, receber pregos e/ou parafusos e tem grande durabilidade.  Há estimativas que ela dure mais de 100 anos.

 

Fonte: Assuntos do Momento