Meio Ambiente e Construção

Notícia de 22/9/2015

 

Ministério das Cidades lançou hoje, no Dia Mundial sem Carro, a Cartilha do Ciclista. Publicação que reúne informações sobre legislação, sinalização, as diferentes vias que compõem a rede cicloviária e regras de circulação e segurança.

O objetivo é esclarecer não apenas ciclistas, mas condutores de veículos motorizados e pedestres sobre como manter uma convivência pacífica e harmônica entre os diversos modos de deslocamento no trânsito brasileiro.

 

No Dia Mundial Sem Carro, o deputado Marcos Montes,o ministro Gilberto Kassab, e o deputado Rogério Rosso, lançam a Cartilha do Ciclista (José Cruz/Agência Brasil)
No Dia Mundial Sem Carro, o deputado Marcos Montes,o ministro Gilberto Kassab, e o deputado Rogério Rosso, lançam a Cartilha do Ciclista (José Cruz/Agência Brasil)

 

Além disso, o lançamento contou com a apresentação do ministro Gilberto Kassab sobre novas sinalizações de solo e vertical (placas), e as diretrizes do manual de padronização de cicloviários, a ser elaborado com base em discussões realizadas por grupo técnico de representantes do Denatran, da Secretaria Nacional de Mobilidade e Transporte e representantes de diversos órgãos governamentais de trânsito de todo o país.

Kassab, destacou a dedicação das equipes para concluir a cartilha, e disse o quanto é preciso valorizar os ciclistas.

“No Dia Mundial Sem Carro, homenagear os ciclistas é o que de mais bonito se pode fazer”, disse Kassab. Ele falou sobre o avanço na elaboração do Manual Cicloviário. “Com a Cartilha Nacional do Ciclista, estamos dando o primeiro passo para garantir segurança, e vamos avançar ainda mais com o Manual Cicloviário, que está em discussão, e deve ficar pronto entre o fim deste ano e o inicio de 2016”, finalizou.

Durante a solenidade, o secretário de Transportes e Mobilidade Urbana, Dário Lopes, falou sobre a importância de se tratar a bicicleta como um veículo de transporte, e sobre as precauções de segurança que devem ser tomadas pelos ciclistas. “É importante que este veículo [a bicicleta], seja tratado como veículo de transporte e que o condutor tome todas as precauções devidas para termos um trânsito seguro”, disse.

 

Fonte: Sustentarqui