Meio Ambiente e Construção

Notícia de 24/6/2015

 

Designers do Reino Unido criam uma linha de móveis com barris de petróleo reaproveitados, com a intenção de aumentar a conscientização em torno do reaproveitamento e da reciclagem. Cada dia milhões de barris de petróleo são produzidos em todo o mundo, dos quais milhares são descartados todos os dias. Estes barris de metal têm muito pouco valor de sucata, e são caros para as indústrias da reciclagem; por isso a maioria é descartada no lixo comum e acaba em aterros sanitários, causando poluição e riscos ambientais e de saúde.

O estúdio The Urbanite resolveu contribuir para a resolução desta questão através da transformação desses barris em uma linha de mobiliário moderno; dando aos resíduos industriais uma segunda vida.

Barril amarelo - cadeira

 

O designer Phil Davidson da The Urbanite, disse que começou a trabalhar com barris depois de saber que eles não estavam sendo reciclados na oficina do seu irmão. Assim, Davidson começou a recolher os barris de pequenas empresas como a que seu irmão trabalha. O estúdio de design limpa todos os resíduos, que são então transformadas em diesel vermelho para uso agrícola. Uma vez limpo, os barris são cortados em novas formas para criar os móveis.

Tampa mesa azul

 

As armações e acessórios adicionais são feitas de aço-carbono reciclado e os móveis recebem proteção contra ferrugem, o que permite usá-los tanto dentro como fora de casa. Segundo o designer, são peças duráveis e bem confortáveis.

A linha de móveis com barris de óleo reaproveitados, que segue os conceitos do upcycling, foi apresentada na Feira Internacional de Móveis Contemporâneos (ICFF) na Semana de Design de Nova Iorque, e teve destaque nos sites internacionais especializados em ecodesign.

 

Fonte: Sustentarqui