Meio Ambiente e Construção

 

Os primeiros registros de jardins sendo utilizados como terapia tem origem na África, no Egito antigo, médicos da Corte indicavam caminhadas em jardins do palácio para membros da realeza que estivessem mentalmente perturbados. No século 18, clínicas dos EUA, Inglaterra e Espanha passaram a incorporar a relação entre humanos e plantas como forma de tratamento. Os resultados de diversas pesquisas mostram, o que nós que gostamos de plantas, jardins e hortas, sentimos todos os dias e como nos beneficiamos com a prática da jardinagem.

Vejamos então 10 fatos que evidenciam o quanto jardinagem faz bem para a saúde:

 

1.  A Jardinagem aprimora nossos relacionamentos e compaixão

Estudos têm demonstrado que as pessoas que passam longos períodos de tempo em torno de plantas tendem a ter melhores relacionamentos com os outros, e muitas vezes têm relações sociais mais avançadas. As pessoas que cuidam da natureza são mais propensas a cuidar dos outros. Em suma, estar em torno das plantas pode ajudar a melhorar as relações entre as pessoas e aumentar sua preocupação e empatia com os outros.

 

2.  Jardinagem fortalece seu sistema imunológico

Enquanto você está se aquecendo ao ar livre no sol, você também vai aproveitar a abundância de vitamina D, que ajuda o corpo a absorver o cálcio . Por sua vez, o cálcio ajuda a manter seus ossos fortes e seu sistema imunológico saudável. A exposição saudável ao sol deve ser feita em horários onde a incidência é menor, antes das 10 hs da manhã e após às 16 hs da tarde.

 

3.  O contato com a terra melhora o humor e traz bem-estar

Foi comprovado que o contato com a terra produz serotonina.Uma das possíveis causas para a depressão e apatia sem causas aparentes, poderá estar na baixa produção de serotonina por nosso organismo. Um estudo da Universidade de Bristol aponta, no entanto, para a possível relação entre felicidade e bactérias que vivem no solo. Ratos expostos à Mycobacterium vaccae, presente na terra, apresentaram níveis maiores de serotonina no sangue.

 

4.  O ato de jardinagem restaura a saúde física e mental

Semelhante ao que um atleta ou aquele que pratica yoga ou meditação podem experimentar. Este estado transcendente é um lugar mágico e espiritual onde se experimenta o melhor de quem ele / ela é. O processo de cultivo faz bem à saúde não só física, mas também mental. Tanto que a prática é utilizada em terapias e tratamento de pacientes de câncer. A terapia horticultural defende que a jardinagem “ajuda a restaurar a saúde física e mental daqueles que trabalham a terra e assistem às sementes crescendo”, segundo definição da obra “Horticulture as Therapy, Principles and Practice”.

 

5.  Ser cercado por flores melhora a saúde

Na pesquisa comportamental conduzida na Universidade Rutgers por Jeanette M. Haviland-Jones, Ph.D, os resultados mostraram que as flores são um moderador natural e saudável dos estados de espírito e têm um impacto imediato na felicidade, efeitos positivos a longo prazo no humor e Estabelece conexões mais íntimas entre os indivíduos.

 

6.  Jardinagem é uma atividade anti-estressante

Em um estudo na Holanda (como relatado pela CNN), dois grupos de alunos foram instruídos a ler dentro de casa ou estar em um jardim por trinta minutos após completar uma tarefa estressante. O grupo que jardina relatou estar em um estado de espírito melhor do que o grupo que lê. E também exibiram níveis mais baixos de cortisol, o hormônio do estresse.

 

7.  Jardinagem ajuda na manutenção do peso, na redução do risco de doença cardíaca e outras doenças fatais

Trabalhar com plantas impacta a saúde pois é uma atividade física. A jardinagem é recomendada para combater a pressão arterial elevada, pelo The National Heart, Lung, and Blood Institute. Em 2011, Denmark-Whahnefried, um pesquisador da Universidade do Alabama, nos EUA, desenvolveu o programa Harvest for Health (“colheita pela saúde”, em uma tradução livre). Através dele, 12 pessoas que haviam sobrevivido ao câncer receberam apoio de especialistas para manter jardins em seus quintais. A assistência cobria o planejamento do que plantar, além de irrigação e controle de pragas. Todos apresentaram aumento de força, agilidade e resistência.

 

8.  Jardinagem queima calorias

De acordo com o Centers for Disease Control and Prevention, você pode queimar até 330 calorias durante apenas uma hora de jardinagem no quintal. Estudos recomendam 30 a 45 minutos de jardinagem três a cinco vezes por semana, como parte de uma boa estratégia para combater a obesidade. Pesquisa mostram que jardinar traz maior entusiasmo pela vida, bom sono, menores chances de ter osteoporose e diabetes.

 

9.  Jardinar ervas medicinais e diminuir o uso dos medicamentos alopáticos

Cultivar plantas medicinais tem várias vantagens, além dos efeitos medicinais, o tratamento com plantas permite economizar com compra de remédios. O tratamento de doenças de baixa gravidade com plantas é muito bom para a saúde. A lista é grande de plantas medicinais que se pode cultivar em casa. Dentre essas temos: erva-cidreira, arruda, alecrim, melissa, capim limão, sálvia, hortelã, losna e manjericão, tomilho, endro e muitas outras.

 

10.  Além de todos esses benefícios citados acima, a jardinagem fornece flores, alimentos frescos e saudáveis e a alegria de ver plantas crescerem

Não importa, jardinar em vasos ou direto no solo, os benefícios da jardinagem serão os mesmo. Quanto mais tempo você passa jardinando, mais você percebe quantas maneiras diferentes você beneficia seu corpo, intelecto e alma.

 

Fonte:  Permatitude