Meio Ambiente e Construção

Notícia de 25/4/2019

 

O Laboratório de Experimentação com Bambu da UNESP – Bauru é um dos principais centros de investigações sobre o bambu no Brasil. O grupo de pesquisadores que passaram por lá produziu um enorme acervo de pesquisas e produtos que vão desde próteses ortopédicas, mobiliários, sapatos, até componentes para a construção civil. Nesta tese o engenheiro Marco Antônio dos Reis Pereira, coordenador do laboratório, apresenta o Projeto Bambu, resultado de suas práticas acadêmicas e de investigação realizadas desde 1994. A tese foi apresentada em 2012 na UNESP – Bauru para obtenção do título de Livre-Docente, na disciplina Design e Construção com Bambu. Veja abaixo o resumo do autor.

“Este trabalho intitulado “PROJETO BAMBU: INTRODUÇÃO DE ESPÉCIES, MANEJO, CARACTERIZAÇÃO E APLICAÇÕES” faz parte das exigências relativas a obtenção do título de Livre Docente na Universidade Estadual Paulista-Unesp. O projeto foi iniciado em 1994 com a introdução de espécies de bambu no campus local da Unesp visando o fornecimento de matéria prima para estudos.

Num processo contínuo, o projeto vem se desenvolvendo tecnicamente por meio de várias atividades ligadas à cadeia produtiva desta planta, envolvendo o acompanhamento do desenvolvimento das espécies, seu manejo, colheita, produção de mudas, tratamento, secagem, processamento, caracterização e aplicações. Estabelecido na Faculdade de Engenharia, o projeto naturalmente se aproximou das áreas de Design e Arquitetura, sendo estabelecida uma relação com estes cursos nos níveis de graduação e pós-graduação, com a participação e formação de alunos.

Com aspecto multidisciplinar o projeto também procurou atuar na extensão universitária e na inserção social procurando transferir os conhecimentos adquiridos para a sociedade. Justifico a extensão do trabalho e o grande número de tabelas (deslocadas para os Anexos) e figuras mostrados pois na verdade o projeto procura mostrar a atuação em várias atividades: plantio de espécies, produção, manejo e acompanhamento do desenvolvimento, caracterização, processamento e desenvolvimento de produtos e aplicações, relação com alunos de graduação, pós-graduação e atividades de extensão.

Relativamente ao trabalho de campo, foram introduzidas diversas espécies de bambu, sendo mostrados os dados de desenvolvimento, manejo e produção para duas delas, as espécies Dendrocalamus giganteus e Guadua angustifolia, ambas prioritárias, de fácil cultivo e produção de mudas e largamente utilizadas.

Relativamente ao trabalho de laboratório, os colmos foram processados para a obtenção do material simples, os quais foram protegidos contra o ataque de insetos e armazenados para secagem natural ao ar, até alcançar a umidade de equilíbrio. Foram então confeccionados os corpos de prova para ensaio do material simples (ripas laminadas) e para ensaio do material composto, denominado bambu laminado colado (BLaC).

Para o material simples foram efetuados ensaios físicos (massa específica aparente, absorção de água e estabilidade dimensional) e mecânicos (compressão, flexão e tração). Para o material composto (BLaC) foram determinadas a massa específica aparente e efetuados, ensaios mecânicos de compressão, flexão e tração, além de ensaios de resistência com os adesivos utilizados.

Relativamente ao desenvolvimento do projeto, houve uma excelente interação com os cursos de Design e Arquitetura, nos níveis de graduação e pós-graduação que tem propiciado um trabalho de participação e formação de alunos, especialmente voltados ao desenvolvimento de produtos e aplicações.

Relativamente à extensão e inserção social foi iniciado em 2009 um projeto de capacitação e transferência junto à comunidade do Assentamento Rural Horto de Aimorés, que está resultando na implantação do Projeto Bambu, seu desenvolvimento e geração de renda locais.”

Veja o link para a tese completa

 

Fonte: Archdaily