Selo Casa Saudável – como certificar

O Selo Casa Saudável é o Primeiro Certificado Mundial para construções, profissionais e produtos da construção que leva em consideração elementos de saúde e bem estar.

Porque uma certificação para ambientes saudáveis?
 

 

O que é o Selo Casa Saudável?

O Selo Casa Saudável é uma Certificação de projetos, edificações, profissionais, produtos e manutenção voltados para a construção civil cujo objetivo é assegurar/validar que os ambientes construídos sejam saudáveis e/ou promovam bem estar. O Selo Casa Saudável (SCS) é conferido a projetos, a edificações, a profissionais, a produtos e a métodos de manutenção que promovam a saúde e o bem estar das pessoas.

 

Selo Casa Saudável - 4

 

Para o caso dos projetos, o SCS certifica que aquele futuro ambiente construído tem previsto em seus projetos os materiais, técnicas construtivas e processos físicos que evitem gerar efeitos negativos sobre a saúde.

O SCS para edificações certifica que o ambiente construído atende a rigorosos e mensuráveis padrões de salubridade e bem estar, isto é, busca evitar possíveis interações nocivas com a vida daqueles que ali residem ou trabalham.

Os profissionais certificados com o SCS são capacitados a projetar, conduzir a edificação, coordenar o processo de certificação, vistoriar, e, para profissionais ligados à saúde, orientar seus pacientes sobre a manutenção dos espaços saudáveis.

Os produtos certificados com o SCS atendem rigorosos parâmetros de salubridade em seus componentes e, ou, características e, dessa forma, poderão ser empregados na edificação tanto nas fases de construção ou renovação, sem prejuízo à saúde daqueles que os aplicam ou dos usuários finais, isto é, aqueles que se utilizarão daquele ambiente depois de concluído.

Os materiais e procedimentos para a manutenção dos espaços construídos receberão o SCS se atenderem aos critérios de salubridade em sua atividade, garantindo, dessa forma, que as atividades de limpeza e manutenção não empreguem produtos ou técnicas prejudiciais à saúde dos seus usuários.
 
 
Como funciona?

O Selo Casa Saudável é eletivo, isto é, os arquitetos, engenheiros, projetistas, construtores e profissionais em geral submetem seus projetos, edificações concluídas, produtos ou procedimentos de forma voluntária, com fins de garantir a saúde e bem estar de seus usuários finais ao mesmo tempo em que gera diferencial de mercado para si próprio.

Para receber o SCS em alguma de suas possibilidades, é preciso que o projeto, a edificação, o profissional e o procedimento sejam submetidos a rigorosos testes e verificações, que podem ser de ordem documental analítica, para o caso de projetos; de mensurações físico-químicas, para edificações; de provas escritas e orais, para profissionais; de análises físico-químicas, para produtos; e combinando todas elas, para o caso dos procedimentos de manutenção.

É importante destacar que o sistema de acreditação SCS está ancorado em rigorosos parâmetros internacionais de salubridade, validado por profissionais da indústria, da área de saúde, pesquisadores de renomadas instituições acadêmicas do país, órgãos de classe, dentre outros cuja linha de atuação está relacionada diretamente com o objeto da certificação.

 

Selo Casa Saudável - etapas certificação 

 Para quem?

Usuário final dos ambientes construídos, que desfrutam da estrutura edificada, seja como local de residência ou para suas atividades laborais.

ArquitetosEngenheirosDesigner de interiores e outros profissionais que busquem fazer o bem em seus trabalhos e entregar produtos e serviços de qualidade e verdadeiro valor a seus clientes.

Empreendedores ou Fabricantes de produtos para a construção civil que buscam constantes inovações para melhorar e agregar valor a seus produtos.

Pessoas em fase de transição de carreira que buscam uma forma mais coerente de trabalho, alinhando um trabalho que faz o bem com a oportunidade de ganhar bem por isto. Ao se tornarem Profissionais certificados estas pessoas podem auxiliar outros profissionais e empreendedores a criar espaços e produtos saudáveis.

Profissionais de saúde que buscam alternativas de abordagem em seus tratamentos.

 

Conheçam os Parâmetros de Certificação do Selo. 

 

Fonte: Selo Casa Saudável

Ainda nenhum comentário.

Deixe um comentário