Sistemas reutilizam água da pia na descarga dos sanitários

Notícia de 7/4/2009

 

Dar descarga pode se tornar algo mais inteligente e sustentável graças a uma criação da empresa Sloan Valve. O sistema é simples e capaz de evitar que 19 mil m3 de água potável escorram, literalmente, ralo abaixo todos os anos. O Sloan® AQUS® Greywater System filtra a água que cai pelo cano da pia e a reaproveita no vaso sanitário.

descarga com água da pia

Um filtro retém as partículas maiores e o restante da água vai para a descarga

 

O sistema pode ser facilmente instalado em qualquer sanitário e conta pontos para conseguir o certificado LEED. A água que cai da pia passa por um filtro que limpa e retira as partículas mais pesadas. Depois essa água vai para um depósito localizado em baixo do lavabo. Quando alguém utiliza a descarga do vaso, um dispositivo bombeia a água que estava armazenada para o tanque do vaso e a utiliza na próxima descarga.

 

Profile 5

Profile 5

No Profile 5, a água já cai da pia diretamente do reservatório de água

 

Outro equipamento que visa melhorar a eficiência e racionar o uso de água é o Profile 5, criado pela empresa australiana Caroma. O sistema dois em um segue o mesmo princípio do Sloan® AQUS®, só que de forma ainda mais radical. A pia fica localiza em cima do vaso e a água utilizada para lavas as mãos já vai direto para o reservatório da descarga.

Além de otimizar espaço, o sistema garante uma economia de até 70% da água utilizada no banheiro. Graças a esses benefícios, o projeto foi escolhido como um dos 10 utensílios mais brilhantes do ano pela revista Popular Mechanics. A empresa ainda foi a primeira a ganhar a nota 5 em economia de água na Austrália e é membro de conselhos ecológicos tanto no Canadá quanto nos EUA.

 

Fonte: EcoDesenvolvimento

 

Ainda nenhum comentário.

Deixe um comentário