Meio Ambiente e Construção

Notícia de 30/5/2017

 

Tinta ecológica inovadora, feita de grafeno, promete ser a mais sustentável do mundo e melhorar a eficiência energética de qualquer ambiente.

O grafeno é considerado um material milagroso, sendo a substância mais forte conhecida pela ciência. Descoberto em 2004 por dois vencedores do Prêmio Nobel na Universidade de Manchester, é um carbono puro altamente inerte, inócuo e não tóxico.

O material é parte da composição da tinta ecologicamente correta, lançada recentemente no Reino Unido, pela empresa The Graphene Company.

 

Relacionado: Saiba como fazer uma tinta ecológica

A pintura chamada Graphenstone é feita a partir de uma base de cal pura que foi combinada com grafeno. As tintas à base de cal estão no mercado há anos, mas a adição do grafeno, com a sua supercondutividade, melhorou a característica do material de regulação térmica dos edifícios. Portanto melhoram a eficiência energética dos mesmos, pois necessitam usar menos o aquecedor ou o ar condicionado. 

 

Foto 1 - tinta eficiência energética

 

De acordo com o diretor da The Graphene Company, Patrick Folkes, “Quando usado em superfícies de paredes internas, ao invés do calor ser irradiado através das paredes, o grafeno absorve o calor dentro da tinta.”

A tinta ecológica inovadora é feita a partir de uma base de cal pura que foi combinada com o grafeno – um material recentemente saudado como o mais fino, mais forte e maior condutor nunca antes desenvolvido.

Outro benefício ambiental vem da fina espessura do material, como o grafeno possui apenas um átomo de espessura na tinta, é necessário usar menos material para conseguir um acabamento durável que seja resistente à corrosão. Um litro de tinta cobre duas superfícies de oito metros quadrados, segundo o fabricante.

Além da vantagem ambiental, essa característica oferece economias significativas no consumo, manutenção, mão de obra e no custo. 

 

Foto 2 - tinta eficiência energética

 

A base da tinta é feita a partir de 98 por cento de cal puro, que é conhecido por sua absorção de dióxido de carbono, o que significa que a tinta também ajuda a purificar o ar, contribuindo para que os ambientes sejam mais seguros e saudáveis.

Mas enquanto a cal pura faz a tinta ser altamente absorvente e respirável, falta resistência. É aqui que entra o grafeno.

A Graphene Company afirma que é a combinação desses materiais que produz “a tinta mais sustentável e ecológica do mundo”.

A inclusão de grafeno em tintas, revestimentos e outros materiais de construção aumenta exponencialmente a dureza, durabilidade, compressão, resistência à tração, elasticidade e a cobertura do produto.

“Pela primeira vez na história, houve essa fusão de um dos mais antigos e mais confiáveis ​​materiais de construção, com a mais recente nanotecnologia”, disse Folkes.

O produto tem todos os benefícios da cal, que é muito respirável, antibacteriano e absorve odores e dióxido de carbono, com a resistência de um produto acrílico.

 

Foto 3 - tinta eficiência energética

 

“A sustentabilidade está se tornando cada vez mais importante, as pessoas estão percebendo os danos que as tintas acrílicas fazem ao meio ambiente durante todo o processo de fabricação e durante o seu uso nas paredes”, disse Folkes.

Outra característica importante é que o material é livre de compostos orgânicos voláteis, formaldeído, metais pesados, substâncias tóxicas, substâncias cancerígenas, e qualquer agente prejudicial à saúde ou que degrade o meio ambiente.

“Pode cheirar um pouco a alvenaria molhada, mas você poderia colocar um bebê para dormir no ambiente pintado sem nenhum risco à sua saúde” afirma o CEO da empresa.

 

Relacionado: Tintas livres de COV são melhores para sua saúde

A pintura Graphenstone é certificada pelo laboratório independente alemão eco-INSTITUT. Além das suas várias certificações ambientais, até o momento é a única pintura do mundo a cumprir o Cradle to Cradle Gold Standard.

A empresa assume um compromisso contínuo com a sustentabilidade. Os produtos além de serem feitos de elementos naturais, a embalagem é derivada de materiais reciclados.

O produto já foi usado para revestir paredes de hospitais, hotéis e escolas. À medida que a demanda pela tinta ecológica inovadora aumentar, provavelmente será vendida em outras partes do mundo.

Que chegue logo no Brasil! 

 

Fonte: Sustentarqui